Blog

10 problemas que dificultam a gravidez – Saiba mais!

problemas que dificultam a gravidez

Muitas mulheres se deparam com problemas que dificultam a gravidez quando tentam engravidar. Isso é comum, mas não é um impedimento para acessar o sonho de ser mãe. A ciência evoluiu muito e há muitas técnicas de reprodução humana que transpõem estas dificuldades. Veja a seguir alguns destes problemas e veja se é isso o que está impedindo de ter o tão sonhado positivo!

O que são problemas que dificultam a gravidez?

Os problemas que dificultam a gravidez são muito variados. Varia de cada caso. Por isso, é importante buscar a ajuda médica sempre que se deparar com algum impedimento para a gravidez natural. Na maioria dos casos, estes problemas podem ter causas fisiológicas, genéticas ou psicológicas, e são tratáveis e contornáveis.

Problemas psicológicos

É muito comum entre as minhas alunas e mentorandas chegarem até mim com a reclamação de que não contam com nenhuma causa física para não conseguirem engravidar e os médicos não conseguem dar uma resposta consistente.

Nestes casos, as causas podem ser psicológicas e nem sempre são aparentes: traumas, memórias reprimidas, depressão, ansiedade, etc. A terapia é indicada para todos os tipos de pessoas em qualquer fase da vida – e não seria diferente com a mulher que deseja engravidar.

Problemas uterinos

Os problemas uterinos devem ser investigados por um especialista. Miomas, adenomioses, SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos, endometriose, infecções de todos os tipos: tudo isso pode ser problemas que dificultam a gravidez, mas não a impede. Você já avaliou a saúde do seu útero? Veja mais neste vídeo:

Doenças crônicas

Doenças da tireoide, hipertensão, obesidade, diabetes, trombofilia, anticorpos nocivos: estas são apenas algumas doenças que podem influir na fertilidade feminina e causar riscos à gestação. Faça exames sobre estas possibilidades sempre que sentir dificuldade de engravidar.

Desidratação

Mulheres com desidratação não conseguem engravidar ou manter a gravidez. Isso é um fato! E o pior é que muitas mulheres não sabem que estão desidratadas. Nutricionistas afirmam que, com um simples cálculo ajuda a regular a quantidade de água necessária para o funcionamento do corpo. Na conta são considerados 35ml de água pelo peso corporal de cada pessoa. Veja o exemplo a seguir: 72kg X 35ml = 2.520, ou seja, 2 litros e 520 ml /dia.

Alimentação inadequada

A falta de determinados tipos de vitaminas e nutrientes podem impedir você de ficar grávida, assim como o consumo em excesso de sal, alimentos industrializados, açúcar, gorduras inadequadas e outros alimentos prejudiciais, que causam inflamação. Se quer ser mãe, comece colocando ordem na sua rotina alimentar.

Falta de suplementação

Falta de progesterona, de ácido fólico, de vitamina D e outros nutrientes pode estar entre os problemas que dificultam a gravidez. Já fez os exames?

Sedentarismo

O sedentarismo está associado a várias doenças que dificultam a gravidez. Desta forma, mude a sua rotina, pratique exercícios, mantenha-se em movimento, durma pelo menos 8 horas de sono sem interrupção e combata o estresse.

Falta de intimidade a dois

Será que o problema para engravidar não está associado à falta de diálogo e de intimidade no relacionamento? Vale a pena avaliar. Se preciso, busquem ajuda com um terapeuta. Além disso, o homem deve fazer este checklist de problemas que dificultam a gravidez, pois pode ser infértil, o que também tem tratamento e alternativas.

Falta de reprodução assistida

Há uma grande variedade de métodos de reprodução assistida. A FIV – Fertilização in Vitro pode ser a mais popular. Mas vale a pena avaliar junto a um especialista qual a melhor técnica para o seu caso. Talvez seja este apoio que esteja faltando para que você seja mãe.

Falta de conhecimento sobre o seu próprio corpo

Você conhece bem o seu corpo? Sabe como funciona o seu ciclo menstrual? Sabe quando ocorrem as melhores chances de engravidar? Sabe o que é preciso para a fecundação dos seus óvulos? Entende quais as peculiaridades do seu organismo? Este pode ser o ponto de partida para você engravidar, pois na maioria dos casos a falta de conhecimento dificultam a gravidez.

Veja também: Mãe aos 40 anos – 10 mandamentos da gravidez saudável

Gostou desta matéria sobre os problemas que dificultam a gravidez? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade
Termos de Uso