Toda mulher com mais de 40 anos que deseja ser mãe sabe que cuidar da fertilidade feminina é o primeiro passo para o tão desejado positivo. Pelo menos todas deveriam saber disso. E sim, aumentar a fertilidade é possível com uma série de ações simples e eficazes. Confira a seguir!
O que é a fertilidade feminina?
Em suma, a fertilidade feminina é a capacidade da mulher de dar à luz a um filho biológico. Ou seja, você e seu parceiro podem questionar sua fertilidade ao tentar engravidar naturalmente, com sexo frequente e desprotegido, por pelo menos um ano – ou pelo menos seis meses se tiver mais de 35 anos. Se não tiverem sucesso, pode-se considerar um problema de fertilidade.
Muitos dos problemas de fertilidade feminina são reversíveis. E no caso de infertilidade, há muitos métodos e recursos que resolvem o problema. O que quero dizer com isso é que você não precisa desistir do sonho de ser mãe só porque recebeu um diagnóstico indesejado.
Ainda sobre a infertilidade, se for o seu caso, entenda melhor neste vídeo:
Além disso, para todas as mulheres, independentemente da idade, há algumas ações que aumentam a fertilidade feminina, sendo importante cuidá-la sempre. Veja as dicas a seguir!
Nutrição adequada
A saúde começa pela boca, como diz o ditado. Há uma série de alimentos que são benéficos para a fertilidade feminina. Outros, no entanto, são inflamatórios e nocivos para quem deseja engravidar. Enfim, na minha experiência, estes alimentos podem melhorar as chances de fertilidade:
- Vitamina A – cenouras, batata-doce, alperces secos, abóbora e agriões;
- Vitamina C – vegetais verdes, pimentão, kiwi, tomates e frutas cítricas;
- Vitamina E – frutas secas, sementes, peixes gordos, abacates, feijões e batata-doce;
- Selênio – castanha-do-Pará, sementes de girassol e de abóbora, atum, couves e cereais integrais;
- Zinco – carne, peixe, ostras, frutos secos, ovos e vegetais verdes folhosos;
- Fitonutrientes – das frutas e vegetais de todas as cores, como beterraba vermelha, mirtilos, pimentão amarelos e vegetais verdes folhosos.
Desbloqueio do corpo
Que tal desbloquear as energias em seu corpo? Isso é muito benéfico para a fertilidade feminina. Os exercícios físicos já ajudam a desbloquear os quadris, os membros e até mesmo o fluxo de energia. Você também pode preferir dançar, fazer yoga, caminhar, nadar e outras atividades que mexem com o corpo todo.
Ciclo das sementes
O Ciclo das Sementes é uma técnica que ajuda a regular os hormônios femininos. Além de aumentar as chances de gravidez, ela pode amenizar os sintomas da TPM, os sintomas de ovários policísticos, da menopausa e outras questões femininas, além de ajudar a prevenir certos tipos de câncer, ajudar a emagrecer, etc.
Para fazer é muito fácil: ele acontece em duas etapas: do dia 01 ao dia 14, na fase folicular, a ideia é aumentar o estrogênio com o consumo das sementes de linhaça e abóbora; do dia 14 ao 30, na fase lútea do seu ciclo, a ideia é aumentar a progesterona, com o consumo de semente de girassol e gergelim. Para todas as sementes, o recomendado é 1 colher de sopa ao dia, em cada fase.
Terapia
Às vezes, a fertilidade feminina emperra justamente em questões emocionais. Por isso, sempre indico as terapias. Há várias correntes terapêuticas e você pode escolher aquela que melhor tem a ver com o seu estilo.
Técnicas especializadas
Aqui entram as técnicas de reprodução assistida. Elas ajudam a recuperar a fertilidade ou na fertilização por outros meios – como é o caso da FIV, coito assistido, inseminação artificial, entre outros. Neste caso, você precisa buscar uma clínica especializada.
Veja também: 10 problemas que dificultam a gravidez – Saiba mais!
Gostou desta matéria sobre fertilidade feminina? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!