Blog

5 mitos sobre reprodução humana – Saiba mais!

mitos sobre reprodução humana

Muitas mulheres ainda se deparam com falta de informações e conhecimentos, bem como informações incertas, quando buscam saber mais sobre as suas opções de gravidez na maturidade. Há mitos sobre reprodução humana muito comuns que precisamos sempre esclarecer. A seguir, veja os 5 mitos mais comuns sobre este assunto!

1) É sempre preciso de um tratamento para engravidar

Nem sempre é preciso um tratamento para engravidar. Este é um dos principais mitos sobre reprodução humana. Quando não é diagnosticada a infertilidade ou quando ela é justificada como “sem causas aparentes”, pode significar que você pode ser mãe de forma natural. Muitas vezes, é a mente que tem impedido você de engravidar, e para isso há terapia.

Eu conto um pouco da minha história sobre a gravidez tardia neste vídeo. Confira!

 

Sempre digo que se a mulher ainda menstrua, tem chances de engravidar sem auxílio de tratamentos. Mas se precisar, eles estão aí para isso. Tente por um ano engravidar e faça exames – inclusive no seu parceiro. Caso não haja sucesso, há opções de reprodução assistida.

2) Todo tratamento é caro – Mitos sobre reprodução humana

Os tratamentos de reprodução humana já foram muito caros e ainda são, dependendo de certas condições. Mas atualmente, estão mais acessíveis e a chave é planejar e se organizar financeiramente.

Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente tratamentos de reprodução assistida, tais como a fertilização in vitro, inseminação intrauterina, indução da ovulação, coito programado e injeção intracitoplasmática de espermatozoide, entre outros. A oferta é regional – é preciso saber onde na sua região ele é oferecido. Pode ser preciso paciência para ser selecionada, mas não é impossível.

3) O aborto espontâneo reduz as chances de engravidar

Não, isso é um mito sobre reprodução humana. É importante que, quando há perda gestacional, se investigue as causas para que não aconteça novamente ou para que se reduza as chances de acontecer.

 

Nunca um aborto espontâneo é considerado “normal”. Mas se você passou por isso, não significa que não possa tentar novamente após o luto e o resguardo da situação, e também não significa que reduz as suas chances de ser mãe.

4) Todo tratamento garante a gravidez

Não, nenhum tratamento garante 100% a gravidez, mas em geral são seguros e bem-sucedidos. Há outros fatores além dos tratamentos envolvidos na gravidez. Mas saiba que, a preparação do “solo fértil”, como costumo dizer, do corpo, da mente, do espírito e do útero, aumentam muitíssimo as suas chances.

5) É preciso estar casado para poder fazer tratamentos de reprodução humana

Não, este é um grande mito sobre reprodução humana. Você pode optar por ser mãe solo e fazer um tratamento, fazer em casal, casais homoafetivos podem fazer, etc. O formato de família tem mudado com o tempo e os tratamentos de reprodução assistida servem para realizar o sonho da maternidade, ser exclusão.

Conheça o Gravidez na Maturidade!

Você já conhece o projeto Gravidez na Maturidade? É a maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.

Eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar.

E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.

Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.

Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!

Gostou desta matéria sobre reprodução humana? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade
Termos de Uso