Da mesma forma que você pode ter crenças negativas sobre si, sobre o mundo e o futuro, você pode ter crenças muito positivas. É uma questão de escolha! O que é mais importante para realizar os seus sonhos: pensar positivo ou negativo? As afirmações positivas são técnicas e instrumentos para ter uma visão positiva diante dos desafios. Afinal, primeiro se fez o verbo e palavras têm poder. As afirmações positivas sempre foram utilizadas ao longo da história e conectam, por meio da vibração que possuem, você com o estado desejado.
Como fazer afirmações positivas?
Você pode ter afirmações e palavras de poder conhecidas, selecionando as que mais gosta, ou criar as suas próprias afirmações positivas. A ideia é que sejam frases ou expressões curtas, fáceis de lembrar, em português, e que sejam sempre afirmativas.
Estas frases precisam falar com o seu íntimo, inspirá-la a continuar a seguir os seus sonhos e gerar transformações. Se elas perderem o efeito ou não dizem muito a respeito de quem você é ou quer ser, ter ou fazer, mude as frases por outras – é sempre bom renová-las.
Logo, o objetivo das afirmações positivas é ajudar a gerar mudanças positivas, transformações internas, fazê-la acreditar em uma nova versão de si e em seus sonhos – como o sonho de ser mãe, por exemplo. Estas afirmações criam novos caminhos neurais no cérebro, e assim, uma nova realidade.
Faça uma lista de coisas pelas quais é grata!
Fazer uma lista de coisas pelas quais você é grata ou simplesmente fazer uma lista de competências e habilidades positivas que tem é um bom primeiro passo para criar afirmações positivas. Depois, com isso, você cria frases afirmativas, como se tivesse declarando algo a si e ao Universo. Seja criativa!
Fale em voz alta
Recite a afirmação positiva em voz alta por cerca de cinco minutos, três vezes ao dia, pela manhã, ao meio-dia e à noite. Ou tire um momento do dia apenas para se dedicar a isso. Ao longo do dia, recite as afirmações positivas para si quando precisar se motivar.
Louise Hay ensina a fazer afirmações diante do espelho, o que é outro exercício muito eficaz, ainda mais se o objetivo é aumentar a autoestima. Fale com o coração para você mesma. Se precisar, use gestos especiais – como tocar no peito enquanto fala palavras gentis ou criar gestos com as mãos, pois isso é um gatilho para o cérebro.
Escreva e espalhe em espaços só seus
Além de falar, a escrita tem um poder muito grande e fala diretamente com o inconsciente. A ideia é escrever com o próprio punho as afirmações positivas. Escreva em sua agenda, diário, planner ou em papéis que pode distribuir em seu ambiente doméstico e de trabalho. A dica é que só você possa ver as afirmações e mais ninguém.
Crie suas próprias afirmações
Eu sempre me inspirei em frases de efeito e afirmações de autores e pessoas que que gostava. Por muito tempo, utilizei frases de poder e afirmações positivas de Louise Hay e outros entusiastas da positividade – e ainda faço isso com frequência. Mas nada melhor do que criar expressões, frases e palavras de poder que tenham a ver só consigo.
A dica é ser simples e direto. Frases curtas e muito positivas funcionam como um mantra. Crie as suas próprias frases de poder, personalizadas, sempre positivas – não utilize expressões contrárias ao que deseja realizar ou ser (jamais, nunca, não, etc.). Você pode começar a afirmação agradecendo por algo existente ou que ainda vai se realizar, ou ainda declarando algo: por exemplo, “Tudo vem a mim com alegria, facilidade e glória”, “Eu sou forte, bonita e inteligente” ou “Eu sou a porta sempre aberta que ninguém pode fechar”.
Conheça o Gravidez na Maturidade!
Você já conhece o projeto Gravidez na Maturidade? É a maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
Eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar.
E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria sobre afirmações positivas? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!