O uso de anabolizantes por um longo período por parte da mulher pode causar perda de fertilidade. Isso porque estas substâncias desarmonizam os hormônios femininos e trazem certas sequelas. O mesmo pode acontecer em homens. A testosterona sintética ocasiona o bloqueio da produção de espermatozoides e a interrupção da menstruação. Veja quais os cuidados que se deve ter com o uso destas substâncias!
O que são anabolizantes?
Há muitos tipos de anabolizantes. Inclusive, muitos alimentos têm este efeito. No entanto, quando falamos que anabolizantes podem causar infertilidade, estamos falando de anabolizantes sintéticos e com uso proibido no Brasil para casos estéticos. Os anabolizantes são usados para aumentar a massa magra (músculos) e definir a silhueta.
Muito comuns entre as pessoas que frequentam academias e participam de competições atléticas, os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão.
São drogas sintéticas derivadas da testosterona e outros hormônios. Em geral, oferecem muitos efeitos colaterais para o corpo e atingem muitos sistemas e órgãos, estando relacionadas com várias doenças, inclusive com o câncer.
Quais os riscos para a gravidez e infertilidade?
No caso das mulheres, os anabolizantes podem ser fatais à fertilidade, de forma irreversível, principalmente para homens, bem como podem causar outros problemas, como o crescimento de pelos na face, amenorreia, distúrbios menstruais e ovulatórios e, durante a gravidez, provocam má formação do feto.
O uso prolongando dos anabolizantes causa, ainda, aumento da massa muscular cardíaca. Estas substâncias podem ainda piorar problemas de infertilidade feminina ou problemas uterinos já existentes. No caso dos homens, a testosterona sintética ocasiona o bloqueio da produção de espermatozoides, assim como causa a interrupção da menstruação.
Usei anabolizantes, posso engravidar?
Muitos são os casais que se deparam com a dificuldade de engravidar após, em algum momento da vida, ele ou ela terem feito uso de anabolizantes. Na década de 1990, estas drogas eram menos testadas e bastante disseminadas nas academias, podendo ter gerado problemas existentes hoje em dia.
A dica é parar o uso destas substâncias o quanto antes, seguir uma dieta mais limpa e com exercícios regulares e, principalmente, buscar orientação médica caso você faça ou tenha feito uso de anabolizantes. Cada caso é um caso!
Relatos
Muitas mulheres chegam até o projeto Gravidez na Maturidade com queixas de que não conseguem engravidar, que não contam com problemas físicos e não sabem o motivo do insucesso. No entanto, para tudo tem uma explicação.
Alguma destas já usaram frequentemente uso de anabolizantes em algum momento da vida e nem cogitam que a infertilidade pode ser este motivo. Vale a pena relatar ao seu médico este detalhe e fazer exames relativos. É preciso buscar as causas. Quanto antes descobrir os motivos, mais chances terá de engravidar. E se tiver tomando estas substâncias, por segurança, considere interromper.
Trate o seu útero ne a sua saúde com respeito. Nenhum anabolizante sintético irá trazer a você a satisfação de ser mãe e estas substâncias comprometem consideravelmente o funcionamento de outros sistemas do corpo. Além disso, considere outras formas de definição do corpo sem o uso de substâncias ilícitas.
Veja também: 5 dicas para manter a perseverança em alta
Gostou desta matéria sobre anabolizantes X gravidez? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!