Um casal da FIV é um casal que já tentou engravidar naturalmente e no qual foi diagnosticado algum tipo de impossibilidade de engravidar sem a assistência especializada, sendo a FIV – Fertilização in Vitro o método escolhido como sendo o mais adequado.
O diagnóstico de infertilidade não pode ser visto com desespero pelo casal: a cada dia a ciência evolui em seus métodos a fim de poder realizar o sonho da gravidez segura a pessoas de todas as idades, em especial às mulheres com mais de 40 anos.
No entanto, o casal da FIV é um casal especial: é preciso muita maturidade e cumplicidade para passar pelo processo de fertilização e para esperar a chegada do filho tão sonhado. Posso dizer por experiência, pois passei por duas FIVs bem sucedidas com meu marido – aos 46 anos e aos 48 anos.
Diálogo é fundamental para o casal da FIV
Há muitas coisas que unem um casal e a cumplicidade em relação ao que desejam para o futuro é um dos pontos de partida. E pode ser que neste futuro tenham a intenção de formar uma família com filhos. Contudo, nem sempre esse filho vem de forma natural e requer a fertilização assistida. Assim como qualquer casal, o casal da FIV planeja a gravidez e o faz a partir da Fertilização in Vitro – veja mais nesta matéria.
O processo de fertilização não é demorado, mas há nele muitas expectativas em relação aos resultados e uma série de procedimentos que a mulher deve seguir. O diálogo e o apoio devem acontecer a todo momento – e posso dizer que isso fez a diferença nas minhas FIVs.
Veja mais neste vídeo:
O mais desafiador serão as primeiras semanas e as injeções necessárias neste processo. O emocional feminino e o corpo da mulher passarão por mudanças e é muito importante ter o apoio do companheiro. Depois do positivo, segue-se com os cuidados comuns de qualquer gravidez, e total acompanhamento do especialista.
Preparem-se para a gravidez na maturidade
O casal da FIV, apesar do procedimento poder ser feito em qualquer idade, é muito comum que ocorra na maturidade, ou seja, quando a mulher, principalmente, esteja acima dos 40 anos. Neste caso, o casal da FIV deve planejar esta gravidez considerando os riscos e até mesmos as vantagens da gestação tardia.
Veja mais sobre a preparação da gravidez na maturidade com este vídeo:
Faça as suas consultas médicas
É importante que todo casal da FIV siga as instruções médicas à risca e que façam todas as consultas e exames possíveis. Todo tratamento é personalizado, feito conforme as necessidade do casal da FIV. Tirem as suas dúvidas e não sofram tanto com o processo. Na verdade, celebrem esta experiência que tantos casais gostariam de passar e muitos passaram com sucesso.
Encha a sua vida de amor e cumplicidade
Tudo fica mais fácil quando há amor e cumplicidade, e também certeza, sobre o futuro que desejam construir juntos. Desta forma, a dica final é justamente cultivar este amor, curtir os momentos da FIV e da gestação, sem perder o brilho, a graça e a cumplicidade.
E se precisar de ajuda, conheça o projeto Gravidez na Maturidade que idealizei especialmente para o casal da FIV. Mentoria, consultoria, conteúdo exclusivo, e-books, grupos de apoio, especialistas de mais de 20 áreas do conhecimento e muito mais, para quem está decidido trazer ao mundo uma nova vida e ser feliz. Confira!
Veja também: 10 problemas que dificultam a gravidez – Saiba mais!
Gostou desta matéria sobre o casal da FIV? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!