Se tem um conselho que dou para mulheres com menos de 35 anos que ainda não são mães ou querem ter filhos mais tarde, é que façam o congelamento de óvulos. Trata-se de uma técnica que prolonga a perspectiva de fertilidade da mulher que pretende ser mãe apenas na maturidade. Veja como funciona!
O que é o congelamento de óvulos?
O congelamento de óvulos é um tratamento onde os óvulos de uma mulher são captados e colocados em nitrogênio líquido, onde são congelados e armazenados numa temperatura de 196ºC negativos.
Não é necessariamente uma novidade, pois este método já existe há mais de 30 anos, mas foi apenas há quinze anos que a técnica se tornou mais popular, graças à vitrificação, que evita perda de óvulos congelados (que passou a ser apenas de 5%) e ao valor mais acessível do método.
Qual a importância do congelamento de óvulos?
Mulheres de até 35 anos – após esta idade, vale a pena fazer uma avaliação médica se é possível – podem preservar os seus gametas quando querem ser mais tarde, após os 40 anos, por exemplo, ou quando passam por tratamentos muito invasivos que querem preservar a fertilidade, como é o caso de certos tratamentos contra o câncer.
Como funciona?
Todo o processo é feito em uma clínica especializada, que irá preservar em bancos de nitrogênio os óvulos coletados. Após uma bateria de exames, a mulher passa a tomar hormônios no terceiro dia da menstruação, sendo ingeridos por 10 dias. No 12º dia, ocorre a estimulação ovariana, é feita a coleta de óvulos. A coleta é realizada por meio de uma punção transvaginal guiada por ultrassom com a paciente sedada, e dura apenas 20 minutos.
Depois de coletados, os óvulos passam por uma seleção e em seguida são armazenados na incubadora para finalizar a maturação, que dura cerca de duas horas. Em seguida, são adicionadas substâncias para que eles sejam vitrificados, sendo congelados em nitrogênio líquido a -196ºC.
Saiba mais sobre o Projeto Gravidez na Maturidade!
Uma dica importante é conhecer melhor o projeto Gravidez na Maturidade. Eu idealizei este projeto para você que quer ser mãe, mas não sabe por onde começar. Trata-se da maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
Assim, eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar. E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Não perca tempo! Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou das dicas sobre congelamento de óvulos? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!