A Fertilização in Vitro é um método de reprodução assistida cada vez mais popular em todo o mundo. Mas é um tratamento, que exige uma longa trajetória e gera muita expectativa aos casais que querem engravidar, ainda mais na maturidade. Nem sempre tudo dá certo e a espera pode oferecer grandes frustrações. Como lidar com elas? Esse é o tema da matéria de hoje!
Fertilização in Vitro trouxe grandes conquistas
Muitos são os casais que, ao redor do mundo, puderam ter filhos e constituir família graças à Fertilização in Vitro. Realmente, é um método revolucionário para quem não pode engravidar naturalmente. No entanto, é preciso ter muita paciência e controle emocional, além de um bom planejamento e diálogo entre o casal para permitir que os bons resultados aconteçam.
No meu caso, meus dois filhos foram gerados pela FIV com ovodoação – a doação solidária de óvulos. Eu já vinha de uma espera de mais de 20 anos para ser mãe. Para que desse certo, além de um grande período de preparo do corpo, mente e espírito e muita fé em Deus, eu segui cada etapa da Fertilização in Vitro com muito cuidado e atenção, além de preparar o meu útero previamente, pois tinha muitas doenças uterinas que precisei tratar – miomas, ovários policísticos, trompas obstruídas, etc. Logo, a preparação prévia é fundamental para que as chances sejam maiores.
Como lidar com a frustração?
A frustração e a impaciência são inevitáveis na Fertilização in Vitro. É preciso buscar estratégias para não deixar que elas a desanime. E não há garantias. É preciso ainda ter muito diálogo entre o casal, muita determinação quanto aos resultados, livrar-se do sentimento de culpa, ser maior que o medo e continuar na jornada, adotando uma mentalidade positiva diante das dificuldades. “Orai e vigiai”, para não cair no desânimo. Como você lida com a situação é sempre uma escolha sua.
Tenha foco na solução e não no problema
Você já tem um especialista à disposição, conseguiu pagar pelo tratamento, já sabe do que o seu corpo precisa. Já chegou até aqui. O foco agora é não desanimar, pois já tem o que a maioria não conseguiu. Não coloque a sua atenção nos problemas, mas sim nas soluções.
Prepare-se para a FIV
O projeto Gravidez na Maturidade traz justamente o apoio que as mulheres precisam na gravidez tardia, com todas as informações que precisam e a atuação dos especialistas. E a base do projeto é justamente a preparação, para aumentar as chances da gravidez e tornar a sua jornada mais tranquila.
Isso significa melhorar seu corpo, torná-lo mais nutrido e hidratado, com o peso ideal. Também significa lidar com as emoções, curar o seu coração de traumas e memórias que impedem a fertilidade. E aproximá-la ainda mais dos seus sonhos e da sua verdade interior com o processo. Neste vídeo, falo mais sobre o passo a passo da FIV nesta perspectiva.
Faça terapia!
A terapia salvou a minha vida. Sem ela, talvez não teria tido os resultados que tive. É uma das bases do projeto gravidez na maturidade. Faça a terapia para lidar melhor com as emoções nesta fase da sua vida.
Mude o processo para melhores resultados!
Não deu certo? Está sendo frustrante? Mude! Para ter resultados diferentes você precisa e ações diferentes. Fale com o seu médico sobre outros métodos ou estratégias. Cuide mais do seu corpo e da sua mente. Mude o seu foco.
Conheça o Gravidez na Maturidade!
Você já conhece o projeto Gravidez na Maturidade? É a maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
Eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar.
E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria sobre fertilização in vitro? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!