Depois de muito tentar engravidar, sem resultados, muitas mulheres e casais partem em busca de alternativas de reprodução assistida, e a FIV – Fertilização in Vitro é uma delas. Mas qual é a hora certa para tentar uma FIV? Esta é uma dúvida muito comum. A seguir, saiba mais sobre o procedimento e a sua indicação.
Quando escolher a FIV?
Na verdade, tudo depende do seu diagnóstico. Nem sempre a FIV é a primeira opção e às vezes nem é uma opção. É importante procurar um especialista em reprodução humana após 12 meses tentando engravidar naturalmente sem o uso de contraceptivo (sem doenças que possam limitar a fertilidade) ou quando já existe, por algum momento um diagnóstico de infertilidade. É neste momento que a FIV pode fazer sentido.
No entanto, a FIV é indicada em algumas situações:
- Baixa reserva ovariana.
- As tubas são obstruídas ou pouco competentes.
- Casos de endometriose profunda.
- Idade mais avançada da mulher.
- Distúrbios de ovulação, como Síndrome dos Ovários Policísticos.
- Homens com alteração no sêmen – como baixa concentração ou mobilidade.
- Alteração genética.
- Mulheres que querem engravidar por produção independente.
- Casais homoafetivos.
Afinal, o que é FIV?
A fertilização in vitro é um procedimento de Reprodução Assistida. A técnica tem como objetivo coletar óvulos diretamente dos ovários de uma mulher e fertilizá-los com sêmen em laboratório, e posteriormente, inserir um embrião (ou mais) novamente no útero.
Para entender todo o processo de FIV, leia esta matéria que fala de cada uma das etapas da Fertilização in Vitro.
Como é feita a seleção dos embriões que serão implantados?
Os embriões são formados no laboratório. Eles podem ser selecionados pelo seu desenvolvimento e morfologia. São escolhidos os embriões isentos das condições genéticas previamente rastreadas, diminuindo o risco de aborto.
A taxa de sucesso varia conforme a técnica realizada, e depende de fatores como idade materna, qualidade ovariana, qualidade do sêmen e outros. A FIV tem média de 45% (a depender da idade e seleção embrionária) de sucesso.
Conheça o Gravidez na Maturidade!
Você já conhece o projeto Gravidez na Maturidade? É a maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
Eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar.
E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria sobre FIV? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!