Blog

Mãe depois dos 40 anos – É possível?

Mãe depois dos 40 anos

A maioria das mulheres que chegam ao meu projeto me fazem esta pergunta: ser mãe depois dos 40 anos é possível? Eu sou a prova viva que sim, por mais que todas as chances estejam contra você. Foi na dificuldade em ser mãe na maturidade que aprendi muitas coisas sobre mim e sobre o fluxo da vida. Veja mais a seguir!

O que é ser mãe depois dos 40 anos?

Em resumo, há uma dificuldade maior para uma mulher ser mãe após os 40 anos – pelo menos para a maioria. Isso porque a fertilidade vai declinando a partir dos 35 anos. Aos 40, as chances de engravidar naturalmente ficam progressivamente mais difíceis: aos 40 anos, a probabilidade é a mesma que com 35 anos, 9% durante um mês de tentativas e 50% dentro de um ano. Entre os 41 e 42 anos as chances caem para 4% durante o mês e 20% durante o ano.

Não fique triste se chegou aos 40 anos e ainda não engravidou: há diversos métodos para engravidar e para também potencializar a sua fertilidade. Aqui no Blog dou várias dicas sobre o assunto e você pode ainda fazer a Mentoria Semeando em Solo Fértil.

Eu só tinha 1% de chances de engravidar

Eu sou a prova viva de que é possível engravidar depois dos 40 anos. Os médicos me deram 1% de chances de engravidar. Tive que tratar miomas, ovários policísticos, trompas obstruídas e cinco miomas.

Entendi que traumas que sofri na minha vida estavam por trás das causas destas doenças – ensino isso na minha mentoria. Mas quando tudo estava perdido, em segui em frente e fui mãe do Benjamin – aos 46 anos – e do Olavo – aos 48 anos. Isto é, fui mãe 2 vezes quando os médicos me negavam este milagre.

Veja neste vídeo mais algumas coisas que deveria saber sobre ser mãe depois dos 40 anos:

Enquanto você puder menstruar, você pode engravidar

Lembre-se de que enquanto você puder menstruar, você tem chances grandes de engravidar. Por mais que as pessoas vejam a menstruação como algo incomum e cheio de tabus, é o fluxo da vida em curso. Vale a pena fazer uma boa consulta médica sobre a saúde do seu útero e seus hormônios, ainda mais se já tem mais de 40 anos e quer engravidar.

Métodos de reprodução assistida

Uma dica que dou é conhecer os métodos de reprodução assistida: FIV – Fertilização in Vitro, ovodoação, doação de embriões, coito assistido, inseminação artificial, e outros. Fale com um especialista para saber qual o melhor tratamento caso não esteja conseguindo engravidar naturalmente.

Tenha fé!

Jamais perca a fé! Tenha fé em Deus, na vida, no seu corpo e em si mesma. A fé é a força motriz que move tudo o que existe e tudo fica mais fácil quando você acredita no processo. Quando eu não tinha mais nada me apegava a fé. Para mim, deu certo!

Veja também: 5 dicas para aumentar a fertilidade feminina

Gostou desta matéria sobre ser mãe depois dos 40 anos? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade
Termos de Uso