Blog

Maternidade tardia – 5 motivos para adiar a gravidez

Maternidade tardia

Por muitos motivos as mulheres deixam para engravidar mais tarde em suas vidas. A maternidade tardia é uma realidade em todo o mundo e não é necessariamente algo ruim quando se tem planejamento. O problema é adiar a gravidez de forma com que ela se torne muito difícil de acontecer, o que gera frustração e medo.

É certo que engravidar depois dos 40 anos tem seus riscos e nunca exalto isso junto ao público. Mas muitas mulheres tentam por muitos anos e chegam a esta idade sem conseguir, precisando assim de estratégias mais eficazes, que é o que ofereço no projeto Gravidez na Maturidade. Contudo, há muitos motivos também para esperar. O problema não está em adiar a gravidez, mas sim em terceirizar seus sentimentos e sonhos, adiar em função de terceiros e não se planejar. A seguir, veja alguns deles!

1) Você é jovem e não quer ter filhos agora

Se você é muito jovem, tem outras prioridades e não deseja de fato ter filhos agora, talvez seja interessante adiar a gravidez. É sempre importante entender que a fertilidade não dura para sempre e você pode programar quando quer ser mãe, optando quem sabe pelo congelamento de óvulos. Programe-se, organize a sua vida, tenha prioridades, mas se quiser ser mãe e se poder optar pela maternidade tardia, faça com consciência e estabeleça prazos saudáveis.

2) Não tem certeza de quer ser mãe

Se você não tem certeza de que quer ser mãe, é importante refletir antes de tomar decisões. Não há problema nenhum em não querer ser mãe, mas é preciso investigar os motivos por trás desta decisão, pois se achar que é algo definitivo e mais tarde mudar de ideia, nem sempre a maternidade tardia será uma opção.

Uma dica que dou a todas as pessoas é fazer terapia, pois assim você terá mais segurança em suas decisões. Se não tem certeza de que quer trazer um novo ser ao mundo, pondere, mas com precauções.

3) Passa por grandes atribulações na sua vida neste momento

Se você passa agora por grandes atribulações e momentos em que há outros conflitos na sua vida que não envolvam a gravidez, é hora de resolvê-los com prioridade. Problemas de saúde, depressão, crises no relacionamento, problemas financeiros sérios e outras questões podem ser prioridade na sua vida agora e a maternidade tardia pode vir com qualidade, mas é preciso organizar a vida e ter espaço para um filho.

4) Possui doenças limitantes

Doenças muito severas, que exigem a sua atenção no tratamento neste momento devem ser a prioridade agora. Por isso, a maternidade tardia pode ser uma opção e você pode planejá-la com carinho e atenção, adiando este momento tão importante com o uso de técnicas, como é o caso de congelamento de óvulos, por exemplo. Cuide-se primeiro para depois realizar o seu sonho de ser mãe.

5) Quer planejar melhor a gravidez

Se a questão ainda é falta de organização e planejamento, é sempre mais saudável fazer isso antes de uma gravidez. Tenha a meta de ser mãe, mas antes, organize a sua vida da melhor forma.

Conheça o Gravidez na Maturidade!

Você já conhece o projeto Gravidez na Maturidade? É a maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.

Eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar.

E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.

Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.

Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!

Gostou desta matéria sobre maternidade tardia? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade
Termos de Uso