Você já ouviu falar que a meditação para a gravidez pode ajudar a aumentar as chances de um positivo e até tornar a gestação mais agradável? Isso é simplesmente verdade! A meditação para a gravidez foi um dos recursos que utilizei nas minhas duas gestações. Ela oferece muitos benefícios, que você vai conhecer agora!
O que é a meditação para a gravidez?
A meditação é uma prática milenar. Muito atribuída à Índia e a outros países do oriente, na verdade, todas as civilizações contam com técnicas similares. A meditação se define pela simplicidade: você não precisa de nada para meditar – apenas de pelo menos 5 minutos do seu dia e de um espaço tranquilo e sem interrupções, além de força de vontade.
Em resumo, há uma infinidade de métodos e técnicas de meditação, que podem ser adaptadas para todos os fins. E a meditação para a gravidez refere-se às técnicas de meditação com o foco em trazer mais tranquilidade para os processos de fertilização (para quem está tentando engravidar) e de gestação (para quem está com o bebê a caminho).
Como fazer?
Em resumo, para colocar a meditação para a gravidez na sua vida, basta ter pelo menos 5 minutos disponíveis e no máximo 30 minutos – você até pode fazer mais que isso, mas é muito mais fácil perder a concentração. Separe este momento só para você, sem interrupções, em um ambiente tranquilo. A dica é se manter sentada, com a coluna ereta, com os olhos fechados (se preferir). Mantenha o foco na respiração fluída: com o ar entrando pelas narinas e saindo pela boca. Veja como eu faço a minha meditação personalizada neste vídeo:
A ideia é manter-se focada na respiração ou deixar a mente vagar, sem se apegar a nenhum pensamento ou emoção. Caso eles venham a mente, acolha e deixe partir. Concentre-se no seu útero, sentindo toda a energia criadora que vem dele. Essa energia vai acalmando o seu ser e limpando todas as emoções. Não precisa pensar em nada, não precisa ter música e nenhum outro recurso. Somente respirar, sentir o seu poder criador e deixar a calma tomar conta de você.
Você também pode criar uma rotina de meditação conforme o seu bem-estar, do seu jeito. A dica é testando diferentes métodos até personalizar o seu. Assim, a ideia é encontrar um meio confortável de conexão consigo mesma.
Quando fazer?
Eu indico fazer todos os dias. A dica é manter a constância para que a meditação para a gravidez funcione. Já na primeira semana verá grande diferença na sua qualidade emocional e em relação ao maternar. Se precisar, acorde mais cedo. Não interrompa este momento, que é só seu. Conecte o seu corpo, a sua mente e o seu espírito, sentido cada parte de si.
Meditação X Visualização
Meditação para a gravidez é diferente de visualização. As técnicas de visualização são ótimas para quem quer engravidar, mas são coisas diferentes. Na meditação, o foco é fluir para a calma e paz interior. Na visualização, você coloca-se na situação, conta uma narrativa sobre o futuro desejado, vibra e sente tudo como se já fosse.
Veja também: Ovodoação – O que é? Como fazer?
Gostou desta matéria sobre meditação para a gravidez? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!