Blog

Medo de Engravidar – Como lidar? O que fazer?

medo de engravidar

O medo de engravidar é muito comum entre as mulheres que desejam engravidar. Não é algo paradoxal? Uma mulher deseja fortemente ser mãe, mas sente medo de engravidar. Isso acontece por diversos motivos e tem a ver com o desejo de engravidar justamente na maturidade. Mas saiba que há solução. Veja como a seguir!

O que é o medo de engravidar?

O medo de engravidar, na verdade, não significa justamente de engravidar. Podem haver muitos outros motivos e medos que não tem necessariamente foco na gravidez em si.

O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não. – Mahatma Ghandi

Cada mulher que diz ter medo de engravidar é um caso a parte que deve ser analisado isoladamente. O medo de engravidar envolve o medo de conseguir e de não conseguir chegar ao positivo ou de levar adiante a gestação. Veja mais dicas neste vídeo:

 

Não é culpa sua sentir este medo – isso você deve entender desde já. Mas é a sua responsabilidade superá-lo para efetivar a gravidez e ter uma gestação tranquila. Todos temos medo de algo e isso serve para levar a superação e ao desenvolvimento pessoal.

A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo. – Voltaire

Quais os motivos do medo de engravidar?

Como disse, por trás deste medo há muitas coisas envolvidas:

  • Medo do parto
  • Medo do que os outros vão pensar
  • Medo da gestação por falta de conhecimento
  • Medo de não dar certo depois de tantas expectativas
  • Ter passado por perdas gestacionais
  • Traumas emocionais
  • Ansiedade e depressão
  • Doenças crônicas existentes
  • Doenças uterinas existentes
  • Medo de não ser capaz ou merecedora da dádiva de ser mãe
  • Entre outros motivos.

De onde vem o seu medo de engravidar? Pense bem e analise o seu histórico de vida. Seja sincera consigo mesma e admita que tem um medo a ser curado. Acima estão apenas alguns motivos comuns, mas podem haver outros e geralmente mais de uma causa.

Como lidar com o medo?

A primeira dica que dou é, se o medo é muito grande e impede as suas ações rumo à gravidez, peça ajuda. Faça terapia com um psicólogo especializado ou com um psiquiatra. Há outros tipos alternativos de terapia que podem ajudar: escolha aquela que tem foco nas suas necessidades. Com ajuda, tudo fica mais fácil. No projeto Gravidez na Maturidade, contamos com vários tipos de terapeutas.

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo. – Mark Twain

Em segundo lugar, o medo só deixará de existir combatendo a sua causa, ou seja, trazendo luz aquilo que está gerando o medo. Em terceiro lugar, o medo não pode ser um impedidor para que você não realize o seu sonho e geralmente é uma ilusão, sendo também muitas vezes uma desculpa para não tentar. Seja maior que seus medos!

Veja também: Fé – Por que é essencial para realizar o sonho de engravidar?

Gostou desta matéria sobre medo de engravidar? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade
Termos de Uso