A menstruação para muitas mulheres é sinônimo de aborrecimento e até de inferioridade. Isso é um erro, pois é o ciclo menstrual que permite a vida florescer. É o que nos conecta também com as forças da natureza. É importante desmitificar a menstruação e conhecer mais o seu corpo se você quiser ser mãe, em qualquer fase da vida.
O que é a menstruação?
Por muito tempo, entendi a menstruação como algo negativo, pois na minha infância, passei por muitos traumas e fui ensinada que era inferior por ser mulher. Foi um longo processo para desconstruir essa crença.
Em suma, todo mês o corpo da mulher se prepara para a gravidez, ou seja, a fecundação do óvulo. E nem sempre isso ocorre. Desta forma, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende, dando origem ao fluxo menstrual, que é composto por sangue e tecido uterino.
Para ser considerada normal, a menstruação dura entre 3 a 5 dias e não deve apresentar cólicas excessivas ou outros incômodos que atrapalhem o dia a dia da mulher. Mas nem todas as mulheres são iguais e este número de dias pode ser um pouco relativo, bem como os efeitos.
1) Enquanto houver menstruação, há chances de engravidar
Isso é algo que nem toda mulher considera. Aos chegar aos 40 anos, você não recebe uma maldição de que não poderá mais engravidar e nem significa que você está na menopausa (o fim da menstruação). Enquanto você menstrua, tem chances de engravidar naturalmente, a não ser que tenha algum problema com seus óvulos. Então, acalme-se. Fale com o seu médico sobre as suas reais condições.
2) O sangue menstrual não cheira mal
O sangue menstrual não tem odor. O mal cheiro acontece pelo uso inadequado de absorventes ou por problemas ginecológicos, que devem ser investigados. Para se ter uma ideia, mulheres que recorrem a coletores menstruais não sentem cheiro algum.
3) Não há motivos para vergonha ou repulsa
Há muito tabu e preconceito sobre a menstruação e o feminino como um todo. O sangue menstrual não é sujo e não deve ser mantido em segredo. É uma resposta natural do seu corpo quanto ao processo de fertilidade que há nele. Caso tenha nojo, repulsa ou se sinta desconfortável por menstruar, talvez seja indicada a terapia.
4) O útero é sagrado e a menstruação também é
O útero é o portal de vida na terra e a menstruação faz parte do ciclo que torna isso possível. Nunca vamos entender em vida os mistérios que há na feminilidade. O problema é que historicamente e culturalmente, o feminino é subestimado e atacado, como se fosse algo negativo. Não é à toa que toda mulher pode ser mãe e que faz parte deste mistério divino.
5) A menstruação pode lhe contar muito sobre a sua saúde uterina
Nunca é normal dor demais, menstruação muito prolongada ou pouca demais, muitos coágulos e é importante analisar a cor do sangue, pois ele pode indicar problemas. Vá sempre ao ginecologista, principalmente se achar que há algo diferente do seu ciclo comum.
Saiba mais sobre o Projeto Gravidez na Maturidade!
Uma dica importante é conhecer melhor o projeto Gravidez na Maturidade. Eu idealizei este projeto para você que quer ser mãe, mas não sabe por onde começar. Trata-se da maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
Assim, eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar. E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Não perca tempo! Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria sobre menstruação? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!