Muitas são as doenças que podem limitar a fertilidade feminina quando não tratadas. Eu passei pelo diagnóstico de ovários policísticos, e mesmo assim, consegui engravidar. A seguir, veja do que se trata a doença, quais as causas e tratamentos.
O que são ovários policísticos?
Primeiramente, a Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino, que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.
Se você tem menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona), presença de micro cistos nos ovários e dificuldade para engravidar naturalmente, provavelmente tem o diagnóstico de ovários policísticos.
No entanto, as suas causas ainda não são totalmente esclarecidas. Possivelmente, essa doença tem uma origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal. Para a avaliação, procure um médico.
Eu tive ovários policísticos!
Eu descobri que tinha ovários policísticos aos 40 anos, assim que decidi ser mão. E não era só isso: tinha cinco miomas, trompas interrompidas, baixa reserva ovariana e passei por uma gravidez psicológica. Tudo isso culminou em um diagnóstico de 1% de chance de engravidar e infertilidade.
Mas eu lidei com cada um dos problemas, fiz tratamentos e cirurgias, passei por vários médicos em vários países, além da FIV – Fertilização in Vitro e da ovodoação. Sonhos existem para serem realizados – mas chegam apenas para quem está disposto a fazer tudo por eles.
Saiba mais sobre o Projeto Gravidez na Maturidade!
Uma dica importante é conhecer melhor o projeto Gravidez na Maturidade. Eu idealizei este projeto para você que quer ser mãe, mas não sabe por onde começar. Trata-se da maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
Assim, eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar. E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Não perca tempo! Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria sobre ovários policísticos? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!