O planejamento financeiro na FIV e em toda a gestação é um dos pilares do projeto Gravidez na Maturidade. Isso porque o método é indicado em muitos casos de infertilidade e ele tem um custo considerável. No entanto, nos últimos anos, tem se tornado mais acessível, mas é sempre importante se preparar. A seguir, veja algumas dicas que você precisa saber para ser mãe na maturidade.
Por que é importante planejar?
Planejar é preciso! Com o planejamento – da gravidez, da vida pessoal, das finanças, da saúde, dos relacionamentos e todas as demais áreas da vida – permite que você tenha mais condições para fazer aquilo que deseja realizar. O mesmo vale para uma gravidez, ainda mais quando ela precisa acontecer através da FIV – Fertilização in Vitro.
A ideia do planejamento financeiro na FIV é justamente garantir mais segurança, possibilidade e tranquilidade para a mulher e para o casal, evitando riscos e limitações pessoais.
Quanto custa uma FIV – Fertilização in Vitro?
Esta é uma pergunta bem frequente. O preço varia muito – entre tipo, clínicas, complexidade, região do país, etc. – e as clínicas não divulgam seus valores. No entanto, vale dizer que o procedimento varia de R$ 15 mil a valores acima de R$ 300 mil. Além disso, tem os custos com medicamentos, exames e outros itens essenciais.
Passo a passo do planejamento financeiro na FIV
Veja a seguir algumas dicas que servem de passo a passo no seu planejamento financeiro na FIV:
- Faça as consultas e exames para saber o melhor método no seu caso, bem como seus custos – exames, honorários, internações, coletas de materiais genéticos, medicamentos, criopreservação, etc.
- Organize o seu tempo, o seu trabalho e todas as áreas da sua vida, pois terá que fazer pausas, e no caso do positivo, o seu tempo será limitado.
- Divida o planejamento financeiro na FIV em etapas – antes da FIV, durante a FIV, gestação, parto, puerpério, licença maternidade.
- Faça pesquisa de preço do tratamento.
- Faça uma pesquisa de preço dos custos excedentes – exames, medicamentos,
- Entenda quais as suas fontes de renda e o quanto pode comprometê-la mensalmente economizando ou investindo eu um financiamento ou consórcio, para que não falte condições em nenhum momento.
- Pense quais as opções que possui para fazer a FIV – convênio, consórcio, economias próprias, financiamento, FIV no SUS gratuitamente (tem custos com medicamentos e demora bastante), etc.
- Prepare a documentação solicitada para a opção que escolher.
Conheça o Gravidez na Maturidade!
Você já conhece o projeto Gravidez na Maturidade? É a maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
Eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar.
E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria planejamento financeiro na FIV? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!