O relacionamento a dois muitas vezes é a base de formação de uma nova família, com filhos. Assim, antes da tentativa da gravidez, quando o casal deseja muito serem pais, a primeira coisa a fazer é reforçar o relacionamento. E para isso, é preciso fazer uso de algumas estratégias, até mesmo para lidar com as expectativas de cada um e os desafios da gravidez na maturidade. A seguir, veja algumas dicas!
Família como projeto de vida
No seu relacionamento a dois, ambos estão certos que querem ser pais? Vocês já tiveram esta conversa? E por que querem formar uma família? A família é um projeto de vida do casal. Às vezes, o relacionamento não vai mais adiante por algum motivo, mas a família não deixa de existir, assim como os laços que unem o casal em relação aos filhos.
No entanto, ninguém entra em um relacionamento a dois para não dar certo. O foco é a família e a continuidade de algo maior que há entre as partes. Por isso, o diálogo e a expectativa que ambos têm devem ser consideradas logo no início do casal, evitando assim adiamento e a terceirização dos sonhos.
Muitos casais adiam a gravidez e acabam quando percebem que as expectativas sempre foram outras ou mudaram ao longo do tempo, e quando uma das partes cobra a gravidez, sai frustrada. Logo, ambos devem querer ser pais antes de partirem para a gravidez, seja tardiamente ou não.
Comunicação aberta
Em um relacionamento a dois, a comunicação de qualidade deve existir em todos os momentos, tendo ambos o seu espaço de fala e expressão, podendo o outro concordar ou não, sem joguinhos e manipulações.
A sinceridade, a cumplicidade, o compromisso, entre outros valores, fazem os relacionamentos durarem indefinidamente e tornam o processo de gravidez na maturidade. E em relacionamento de A + B, ninguém tem que se meter – nem família, nem amigos, etc.
Amor, alegria e tranquilidade acima de tudo
Relacionamento a dois é coisa boa! Os desafios sempre existirão, mas é a forma como o relacionamento ocorre na rotina diária que fala sobre a sua qualidade. Criem juntos uma rotina de amor, respeito, tranquilidade, alegria. Pode ser com viagens, com momentos de descontração – como dança, jogos, atividades ao ar livre, etc. – com tarefas divididas, sem sobrecarga física e emocional. Criem estratégias que tragam à tona uma mente positiva.
Conheça o Gravidez na Maturidade!
Eu criei um projeto especial para levar às mulheres informações práticas sobre como ter mais chances de engravidar, como potencializar a fertilidade e ainda passar por uma maravilhosa jornada de desenvolvimento pessoal. Trata-se do projeto Gravidez na Maturidade, a maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
A falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar. E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Não perca tempo! Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria sobre relacionamento a dois? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!