Ser mãe na maturidade às vezes é uma escolha, e em outras, é uma necessidade. Assim como qualquer gravidez, requer planejamento cuidados. É possível se preparar e ter o resultado positivo tão esperado em mãos, bem como aumentar as suas chances de gravidez e ter uma gestação saudável com alguns cuidados práticos. Confira estas dicas!
O que é ser mãe na maturidade?
Quando uma mulher não consegue engravidar ou simplesmente não engravidou até os 35 anos, as suas chances de fertilização natural diminuem. E quando engravida, passam a ser mãe na maturidade, que é a partir dos 40 anos.
O percentual de chances e a própria idade da mulher são apenas números, marcadores da medicina, pois são relativos. É possível ser mãe naturalmente após os 40 anos, bastando para isso a mulher ainda menstruar e ter óvulos saudáveis. E se não conseguir, há muitos métodos de reprodução humana que podem ser usados.
Eu realizei o meu sonho após os 40 anos, o de ser mãe, e faria tudo de novo, pois sei que valeu a pena ter meus filhos comigo hoje em dia.
Veja neste vídeo o que penso sobre a cobrança pela gravidez após os 40 anos e um pouco da minha história, pois fui mãe aos 46 e aos 48 anos, mesmo quando eu tinha menos de 1% de chance de engravidar:
Corpo, mente e espírito
Os cuidados que você deve ter ao ser mãe na maturidade são os mesmos que uma gravidez comum, a não ser que o especialista que acompanha você faça indicações específicas. Há riscos na gravidez tardia, e isso é fato. Mas podem ser contornados com um acompanhamento pré-natal adequado e com a adoção de cuidados adicionais com a saúde da gestante.
E você não precisa ficar grávida para começar a ser saudável desde já! Os cuidados com a alimentação, com o ganho de peso e com as doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, devem ser intensificados. Também é importante ficar atento a problemas na tiroide, que são mais comuns em pessoas acima dos 35 anos e podem interferir na gravidez.
Minhas orientações para ser mãe na maturidade
Costumo orientar as minhas alunas em cuidar de si em 3 áreas específicas: o corpo (e isso inclui o útero), a mente e o espírito.
Quanto aos cuidados do corpo, alimente-se de forma equilibrada, hidrate-se com frequência, tenha uma noite de sono de qualidade por 8 horas, faça exercícios todos os dias. Faça seus exames e acompanhe a sua saúde uterina.
Quanto à mente, faça terapia. Cure os traumas e memórias negativas, mágoas e ressentimentos, pois isso afeta a sua fertilidade e a sua saúde. Faça meditação, visualizações e afirmações diariamente. Encontre seus meios de controle emocional.
O terceiro aspecto é a fé. Deposite fé nos sonhos de ser mãe na maturidade e aproxime-se com o sagrado em sua rotina. Tenha fé no seu corpo, nos processos da gravidez, no Universo e na cura.
Conheça o Gravidez na Maturidade!
Eu criei um projeto especial para levar às mulheres informações práticas sobre como ter mais chances de engravidar, como potencializar a fertilidade e ainda passar por uma maravilhosa jornada de desenvolvimento pessoal. Trata-se do projeto Gravidez na Maturidade, a maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
A falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar. E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Não perca tempo! Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria sobre ser mãe na maturidade e seus cuidados? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!