Você já ouviu falar de yoga para engravidar? Manter o corpo saudável e ativo é um dos pressupostos para uma gravidez tardia saudável. Eu sempre indico para todas as alunas e leitoras combater desde já o sedentarismo, manter o peso em dia e ainda buscar alternativas que sejam benéficas ao útero e à fertilidade. Desta forma, a yoga pode ser uma ótima opção, ainda mais para quem não gosta de se exercitar. Veja mais a seguir!
O que é yoga?
A yoga é um conjunto de práticas indianas muito antigas, que une mente, corpo e espírito, que não possui contraindicação e que conta com várias modalidades de posições (que são chamados e àsanas). Há muitas vertentes no yoga e a ideia é beneficial o indivíduo integralmente, como o ser sistêmico que é. Inclusive alguns são bons para a fertilidade, para preparar o útero, deixando a sua musculatura mais forte e para o equilíbrio de hormônios e das emoções.
O que é o yoga para engravidar?
É verdade que o corpo deve estar pronto fisicamente para carregar um bebê durante nove meses. Para isso, muitas vezes ele precisa ser preparado com ações como boa alimentação, exercícios, meditação, tratamentos de reprodução humana, etc.
Especialistas dizem que a principal causa da infertilidade feminina vem da disfunção da ovulação. Logo, o descontrole emocional e o estresse pode ser um fator agravante.
Quando estamos estressadas, o organismo libera um hormônio, cortisol, que pode interferir nos hormônios reprodutivos responsáveis pela ovulação. E vale dizer que o estresse envelhece, acelera o relógio biológico e é muito nocivo para a fertilidade feminina.
A yoga para engravidar reúne diferentes exercícios para lidar com o estresse, manter o equilíbrio do peso e dos hormônios, prepara a musculatura da pélvis para a gestação, e traz mais disposição e consciência corporal, entre outros benefícios.
Melhores práticas de yoga para engravidar
Os exercícios da yoga para engravidar devem ser realizados juntos com professores capacitados. Como há muitas linhas de yoga, em todas você vai encontrar exercícios para quem quer engravidar e para o equilíbrio hormonal. É o caso da Hatha Yoga e das técnicas tibetanas baseadas na circulação de energias, que otimizam as funções a hipófise, a tireoide, as adrenais e os ovários. Aliás, há técnicas de yoga para fazer em casal, que ajuda na cumplicidade, confiança e aproximação do relacionamento. Indico fortemente a prática do yoga em todos os momentos da sua vida!
Saiba mais sobre o Projeto Gravidez na Maturidade!
Uma dica importante é conhecer melhor o projeto Gravidez na Maturidade. Eu idealizei este projeto para você que quer ser mãe, mas não sabe por onde começar. Trata-se da maior comunidade de mulheres que desejam engravidar e especialistas em gravidez tardia do Brasil, e você também pode fazer parte.
Assim, eu crie este projeto para ajudar você a encontrar conhecimentos necessários, uma vez que a falta de conhecimentos é o maior desafio das mulheres que desejam engravidar após os 40 anos. Eu passei por isso, mas você não precisa passar. E mesmo com apenas 1% de chances, eu fui mãe aos 46 e aos 48 anos. Se eu consegui, você também pode.
Não perca tempo! Conheça todos os cursos, palestras, lives, mentorias, materiais exclusivos, consultoria, consultas, grupos de apoio e muito mais. Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Acesse este link e confira as novidades deste projeto.
Veja também: Gravidez na Maturidade – Fui mãe aos 48 anos!
Gostou desta matéria sobre yoga para emagrecer? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações também nas suas redes sociais! Siga o Gravidez na Maturidade por Ana Poltera no Instagram e no Youtube!